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Tudo sobre o Client Flash Tibia.

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Tudo sobre o Client Flash Tibia.

Mensagem por  em Sex Jun 08 2012, 11:50

Tibia Client Flash

Bom, Vou começar dizendo, Client Flash, e como jogar tibia sem ter que Baixar. e um novo client que saira em breve para nos nao termos que baixar o game Tibia em nosso computador

Aqui vai um Resumo sobre o mesmo retirado do site "Tudo Sobre Tibia":

Spoiler:
Em suma, o novo cliente em Flash é um projeto
da CipSoft que ainda falta um bom tempo para ser concluindo. A idéia de
um cliente em Flash não é necessariamente substituir o cliente atual e
nem mudar o estilo do jogo, ou seja, Tibia vai continuar sendo Tibia. A
idéia do cliente é dar uma opção mais fácil de se jogar, uma vez que de
acordo com a Cip todo o processo de criar conta e chars é feito no site
mais o processo é quebrado tendo de baixar o jogo e instalar no PC.

Além disso, eles querem deixar o Tibia disponível para a maior
quantidade possível de jogadores, pois Flash é algo que roda na grande
maioria dos computadores. Praticamente todos os PCs do mundo são capazes
de rodar Flash (de acordo com a Adobe, desenvolvedora do Flash, são
atualmente 98,9% dos PCs do mundo).

Outra coisa que a Cip está interessada é em testar novas possibilidades
para o Tibia. O cliente em Flash é a chance de eles revisarem as bases tecnológicas
que já são de anos atrás. Com um cliente em Flash eles estão recriando
do zero um cliente do Tibia, e assim abrindo a possibilidade de
acrescentar capacidades novas, como por exemplo transparência e efeitos
de clima.

A CipSoft garante que o objetivo final é fazer com que tanto a versão em
Flash quanto o cliente normal possam ser jogados da mesma forma, o jogo
não vao mudar radicalmente qualdo puder ser jogado no navegador, a
diferença entre os dois clientes será que um pode ser jogado depois de
instalar no seu PC e o outro pode ser jogado pelo navegador sem precisar
baixar nada.

Agora as informaçoes retiradas dos topicos do Forum do FanSite TibiaBR:

Conversando com o Programador Chefe:

Spoiler:
Conversando com nosso programador-chefe
Chatting with our Lead Programmer

Artigo originalmente escrito por Tibia.com.
Tradução por Lucas CS e GrYllO
Revisão por Anderslash



Muitos de vocês devem conhecer nosso programador-chefe pelo nome de seu
personagem, [player]Akananto[/player]. Em tempos de testes, ele é bem
conhecido por todos os testadores. Ele é um dos membros da CipSoft que
responde a perguntas e informa sobre o status dos bugs encontrados e
corrigidos.
Frequentemente, jogadores fazem perguntas sobre os programadores da
CipSoft, então nós, CMs, roubamos a hora de almoço do Akananto conversar
um pouquinho com ele.



Click here to view the original image of 464x304px.
CMs: Akananto, você poderia nos contar um pouco sobre você? Há quanto tempo está trabalhando para a CipSoft, o que você faz?
Akananto:
Eu comecei a trabalhar para a CipSoft há quase cinco anos atrás, ou
seja, sou o programador mais antigo que trabalha para a CipSoft. Durante
o primeiro ano e meio, eu programei um novo editor para a equipe de
conteúdo, para ajudá-los com seu trabalho. Depois desse projeto, eu me
comprometi com o client do Tibia e até agora eu sou o responsável pelo
seu desenvolvimento. Como a CipSoft cresceu muito, as posições de
líderes da equipe foram introduzidas e eu me tornei o líder da equipe de
programação. Desde então, eu tenho tido que fazer um consideravelmente
grande (e não tão divertido) trabalho de organização além das minhas
tarefas de programação. Além disso, quando alguém se candidata a uma
vaga de programador, eu sou uma das duas pessoas "do outro lado da mesa"
na entrevista de trabalho. Essa parte do trabalho é provavelmente a
mais difícil, mas muito interessante também.

CMs: Então, já que você é o líder da sua equipe, se importaria em apresentá-la?
Akananto:
Claro. Nós temos 12 programadores aqui na CipSoft, mais o
[player]Stephan[/player], um dos Gods, que ainda faz um pouco do
trabalho de programação. Além disso, nós temos na nossa equipe,
atualmente, uma pessoa escrevendo um TCC e dois outros internos. Seis de
nós trabalham exclusivamente no Tibia.
Stephan está trabalhando no servidor do jogo, outros dois estão
trabalhando no website do Tibia e em ferramentas internas para a equipe
de apoio ao client, por exemplo. Outra pessoa está trabalhando no
servidor de pagamento e nas funções de pagamento em geral e outro deles
está trabalhando no novo client de Tibia em Flash. E tem eu, que ainda
sou o responsável pelo atual client do jogo e do editor de conteúdo,
claro que isso depois da responsabilidade como líder da equipe. Três dos
nossos programadores trabalham no TibiaME:
um no servidor do jogo, um nos clients do jogo e um no website. O
editor de conteúdo do TibiaME é na verdade o mesmo que o do Tibia, já
que as tecnologias de servidor de jogo de ambos os projetos são bem similares e, como já disse, eu sou o responsável por isso.
Outros três programadores estão trabalhando no nosso novo projeto, Fiction Fighters.
Finalmente, o membro da equipe que sobrou é o nosso testador de
softwares, que checa todo e cada client, servidor, website e ferramenta
para verificar se está tudo funcionando como o pretendido. Acima de
tudo, ele está testando o novo conteúdo.


CMs: Uhm... ok, mas quem está programando os novos recursos, então? É aquele que está programando o servidor de jogo?
Akananto:
Não necessariamente, isso depende de quais recursos precisamos
implementar. O servidor do jogo, o client do jogo e o website.
Geralmente é uma mistura dos três. Vamos pegar o novo war mode, por
exemplo. Tudo que precisamos mudar foram os ícones. A maior parte das
mudanças precisaram ser feitas no servidor do jogo, e toda a "função de
declaração de guerra" é situada no website.

CMs: Ah, muito obrigado por explicar isso. E em que vocês estão atualmente trabalhando, especificamente? Você poderia nos contar?
Akananto:
Bom, atualmente, nós estamos muito atarefados com o patch de outono,
mas quando essa entrevista for publicada, nós já devemos ter completado.
O patch de outono, infelizmente, vai atrasar um pouco, já que nós
estamos realmente abarrotados de coisas.
O programador do servidor de pagamentos teve de fazer algumas grandes
mudanças, para que os pagamentos que não têm a ver com a compra de
premium time sejam processados, por exemplo, as cartas de recuperação e
alguns novos serviços que nossos jogadores em breve poderão usar.
Os programadores do website estão terminando o seu trabalho para fazer
com que a funcionalidade dos recursos do patch de outono e os novos
recursos de pagamento estejam disponíveis para todos pelo website. Além
disso, eles recentemente terminaram a loja que abriu novas oportunidades
para os revendedores oficiais e seus clientes.
Ambos, o client do Tibia e o editor de conteúdo, não requeriram grandes
mudanças para o patch de outono, de qualquer jeito, estou trabalhando em
mudanças radicais no editor, para tornar possíveis os recursos que
estão por vir no próximo ano no Tibia e no TibiaME - mas shhhh, sem spoiling!

CMs: Hmm, ok - sem spoling, então... que pena...
Vamos então falar do próximo
assunto. Muitos de nossos jogadores estão interessados nas linguagens de
programação, e eles frequentemente perguntam quais são as linguagens de
programação usadas no Tibia. Você poderia nos revelar isso, talvez em
palavras que todos possam entender?
Akananto: Ok, vou
tentar... Quase todos os serviços do servidor são programados em C++ e
eles rodam em servidores baseados em Linux. Boa performance é uma grande
questão com todos os nossos servidores, e quanto à velocidade, C++ é
ainda uma das melhores. Para os nossos websites, nós usamos PHP com
servidores Apache, que rodam em servidores baseados em Linux. O atual
client de Tibia também foi feito com C++ e roda tanto em Windows como em
Linux. O client experimental em Flash está sendo escrito em
ActionScript 3 e sendo feito com Flex SDK.

CMs: Você disse "client experimental em Flash", o que há nisso? Estamos fazendo algum progresso?
Akananto:
Primeiro, eu gostaria de dizer que nada está definido ainda, e que o
client de Tibia em Flash é ainda um experimento interno na CipSoft. Nós
vemos grandes chances e possibilidades ao fornecer um client de Tibia
baseado na tecnologia Flash.
Quando tivemos a ideia, começamos a fazer vários testes para ver se isso
seria possível do ponto de vista técnico, e tudo se mostrou positivo.
Então, um programador foi contratado e agora está trabalhando nisso em
tempo integral. Nós já podemos ver algum progresso no nosso test server
interno. Por exemplo, o login já funciona, os personagens são levados
aos mundos corretos e o mundo em si está sendo mostrado corretamente:
paisagens, criaturas, efeitos, balões de fala e até algumas coisas novas
e legais que o Tibia atual não tem. Além disso, o sistema de chat já
está funcionando.
De qualquer jeito, movimentos e socialização ainda estão bem limitados -
nós ainda teremos muito trabalho. Nós ainda tivemos problemas com
hotkeys e contexto de menus ingame, mas estamos avaliando tudo e vamos
tentar achar soluções para todos os problemas. Se nós tivermos sucesso,
haverá um client de Tibia em Flash. Se não tivermos, não haverá. Nós
estamos muito dedicados em fazer o client de Tibia em Flash acontecer,
em nossa mente é um grande projeto, mas é ainda muito cedo para garantir
que realmente teremos sucesso.

CMs: Então nós ficaremos com os dedos cruzados para que tudo dê certo!
Voltemos ao Tibia do presente. O planejamento para um patch ou update -
como isso tudo funciona, o que acontece em sua equipe de programadores
para um update?
Akananto: Deixe-me explicar melhor usando o
atual patch como exemplo. Com a introdução da black skull, o novo
sistema de guerras entre guildas é a segunda parte do resultado de uma
série de discussões internas na CipSoft sobre o PvP em Tibia. No fim
daquelas discussões, os gestores de produto do Tibia,
[player]Guido[/player] e [player]Craban[/player], nos deram uma lista de
mudanças e recursos. Geralmente, os programadores têm algumas questões a
fazer sobre esses recursos, então há um debate entre os gestores de
produto e os programadores até que todos os detalhes estejam resolvidos.
Depois disso, os programadores começam a programar e a fazer uploads
desses novos recursos para o nosso test server interno para que nós
possamos testar a coisa o mais cedo possível. Depois da hora do chamado
"congelamento de recursos", não mais se pode criar novos recursos.
Somente os que já existem podem ser concertados. Uma vez que o testador
dá o seu "ok" sobre os novos recursos para os gestores de produto, eles
começam a preparar tudo para o update nos servidores públicos.
É claro que um testador não consegue achar todos os possíveis bugs,
então, usualmente há um test server semi-público antes de cada update.
Quanto mais cedo eles entrarem para o test server, eles acharão a maior
parte dos erros existentes.

CMs: Então, programadores jogam Tibia para codificar as novidades?
Akananto:
Alguns de nós o fizeram há algum tempo, e realmente entraram para a
guilda secreta da CipSoft, mas suas atividades ingame diminuíram de
novo. Por mais bizarro que possa parecer, para nós, Tibia é o nosso
trabalho, e quando voltamos para casa no fim do dia, nós gostamos de
tomar alguma distância do trabalho e deixar nossas mentes pensarem em
outras coisas.
E bom - eu sou pessoalmente muito ativo em test servers durante épocas
de teste. É divertido ver o que os jogadores fazem com novos recursos,
como eles tentam lidar com certas coisas ou situações. E é claro, há um
suspense em ver que ainda há bugs lá.

CMs: Parece que você realmente gosta de estar em test servers!
Nós temos algumas questões para você caso ainda tenha um pouco de tempo,
elas são mais genéricas e tratam de assuntos importantes sobre os
jogadores. Por exemplo, hacking. Alguns jogadores dizem que o client do
Tibia não é seguro. O que você pode dizer sobre isso, sendo você o
responsável pelo client?
Anakanto: O client do Tibia é tão seguro (ou inseguro) quanto o computador no qual está sendo rodado.
Não há absolutamente nada que o client do Tibia possa fazer quando já há
virus, trojans, keyloggers ou programas de trapaça no computador. É
correto dizer que algumas informações do client do Tibia poderiam ser
mais camufladas, mas isso só faria com que os caras maus pesquisassem um
pouco mais, de qualquer modo, eles definitivamente achariam isso. É
fato que toda a informação necessária para se jogar deva estar no
client, e alguém com más intenções acharia isso, não importa o quão
escondida essa informação esteja.
A melhor dica para evitar o hackeamento é apenas jogar Tibia em um
computador no qual você tenha total confiança. Um computador que esteja
livre de qualquer programa mal-intencionado. Enquanto você jogar Tibia
em um computador "limpo", a conexão de rede entre o client e o servidor é
completamente segura. Nós botamos muitos esforços na encriptação da
conexão de rede, e usamos tecnologia que é publicamente disponível e
provada ser segura, assim, sua senha e seu personagem e suas conversas
com outros estão seguras de qualquer interceptação.


CMs: Alguns jogadores dizem que, se você atualizar o seu antivírus regularmente, você não será hackeado. Isto é verdade?
Akananto:
Na verdade, não. É claro que você precisa atualizar o seu programa
antivírus, mas ele não irá ajudá-lo contra keyloggers em programas
externos para Tibia, por exemplo. Programas antivírus protegem o seu
computador contra vírus bem conhecidos e difundidos. Um keylogger em um
contador de XP externo, por exemplo, ou em um programa de trapaça não é
um virus conhecido e difundido, pois ele foi criado apenas para
jogadores de Tibia, com o propósito de roubar suas informações de conta.
Um programa antivírus pode não ajudar neste caso. Na maioria dos casos
ele nem vai notar.

CMs: Obrigado por esclarecer isso, Akananto. É um equívoco comum.
Outro assunto: os jogadores de Tibia muitas vezes culpam os
programadores pelos lags, kicks e freezes. O que você pode dizer sobre
esta acusação?
Akananto: Normalmente existem três tipos diferentes de "lags":
Existe o lag do client, quando o client precisa de muito tempo para
processar informação e a taxa de quadros cai drasticamente. Em Tibia
isto pode acontecer quando você entra em uma sala com muitas criaturas
dentro pela primeira vez. O client precisa carregar todos os gráficos de
criatura na placa de vídeo, e isto leva tempo.
Há também o lag do servidor. Isto acontece quando o servidor do jogo
precisa de muito tempo para processar informação. Lembro-me de um
incidente, quando alguém empurrou uma bag com todo conteúdo de sua guild
hall (cerca de 80.000 itens) do depot para sua guild hall, após uma
limpeza automática de casas. O servidor "lagava" por alguns segundos
toda vez que a bag era empurrada. Nós já corrigimos este problema, então
ele não vai acontecer novamente. E se por acaso acontecer uma nova
situação similar a esta, nós encontraremos uma maneira de resolvê-la
também. Há um arquivo de registro criado pelo servidor especialmente
para os lags do servidor onde todos os incidentes deste tipo são
gravados, sendo assim notaremos rapidamente se houver algum lag que
possa ser evitado.
E o último e, infelizmente, o mais comum tipo de lag é o lag de rede.
Programadores não tem qualquer influência nisto. Deixe-me explicar: isto
acontece quando o tráfego entre o client e o servidor leva muito tempo.
Todos os pequenos pacotes de rede precisam viajar uma longa distância
entre o seu computador e o nosso servidor. Eles tem de ir em volta do
mundo, através de várias redes na verdade, e vários provedores. E em
todo o caminho pode haver atrasos. Os jogadores tem o controle sobre uma
parcela muito pequena desta conexão, exatamente de seus PCs até o seu
provedor de internet. E a Cipsoft tem o controle sobre uma parte muito
pequena desta conexão também, dos servidores até os provedores de
internet da Cipsoft.

CMs: Certo. Então você está dizendo
que você só tem influência em algumas situações de lag, e que
infelizmente vocês programadores nada podem fazer contra o lag mais
comum.
Bom, nós não temos mais nenhuma questão a fazer, então vamos deixá-lo
prosseguir. Obrigado por nos ceder tanto de seu tempo, e por sacrificar a
sua pausa para o lanche!
Anakanto: Sem problemas, o prazer foi meu!


Tibia Flash: Uma Nova Era


Spoiler:
Em primeiro momento é a forma mais óbvia: O cliente projetado
em C++ será fechado e seus dados transferidos para a linguagem Flash,
fazendo alguns ajustes na ferramento para algumas funções, como o clicar
do mouse, o carregar da tela, algumas teclas de atalho, o chat e
disponibilidade dos menus. Mas transferir um jogo de uma linguagem para a
outra é muito complicada e pode levar muito tempo e levando em conta a
tranferencia de dados, pois é grande a chance também do banco de dados
ter que ser outro, fora o gráfico que pode deixar de ser quadrado e os
personagens possam andar com mais liberdade pelo mapa.
Para voces terem idéia do trabalho que dá isso, a Amakna games (criadora
do jogo Dofus, inclusive este em flash) para poder mudar a versão do
banco de dados e os gráficos do jogo foram mais de 2 anos, e isso que
eles lançaram o Dofus 2.0 (assim chamado por eles) nas coxas (cheio de
bugs) e para não afetar os jogadores deixaram os servidores na versão 1 e
criaram novos para a versão 2 e somente agora (depois de concertar a
maioria dos bugs) estão transferindo os servidores velhos para a nova
versão.

A segunda coisa que pode ser feita pela Cipsoft, que pelo menos eu não
vi ninguem comentando, seria criar um novo jogo nessa plataforma. Mas
como assim, 2 tibias? Bem seria parecido com isso. Pegando o exemplo da
Amakna novamente, um pouco antes dela planejar o Dofus 2.0, a mesma
estava criando um novo jogo inspirado em dofus, porém o criando-o na
linguagem JAVA (inclusive grande parte dos graficos do 2.0 foram criados
inicialmente para esse novo projeto). E esse novo jogo foi nomeado de
WAKFU, que praticamente usa os traços mais marcantes do DOFUS (lutas em
turnos, as 12 raças, algumas criaturas, ataques separados em elementos e
etc), porém com uma mecanica totalmente nova. Por exemplo, para voce
deixar seu personagem forte numa magia de fogo, voce ganhava pontos ao
uppar lvl e colocava pontos na magia e pontos no elemento que a melhora,
no wakfu voce treina em combate as magias (assim como no tibia se uppa
skill em combate e não por uppagem de lvl).

Bem depois de enrolar vocês com essa explicação longa eu cheguei aonde
queria chegar. Com a criação de um novo tibia em paralelo (vou chama-lo
de TFE – Tibia Flash Edition), seria um outro jogo criado com base no
tibia (assim como o Tibia ME foi uma versão para celular do tibia). E
nessa versão do jogo os criadores teria a liberdade de poder quebrar
varios tabus do tibia original, como:

- Criar novas vocações/promoções: Esse é sem duvida o maior tabu do
tibia original. Muitas pessoas gostam de poucas vocações para um facil
aprendizado e conhecimento do jogo, mas muitos também gostam de ser
únicos ou que tenha uma gama maior de escolhas de caminhos para evoluir
seu personagem (mas não querem jogar ragnarok por acharem o jogo muito
baitola ).

- Limitar o level maximo: Esse com certeza é outro grande tabu, mas não
muito comentado atualmente, seria limitar o level maximo do jogador.
Muitos acham chato chegar em tal level e não poder uppar mais, porém em
outros jogos como o WOW foram criadas outras formas do jogador passar o
tempo que não seja ficar matando criaturas, como guerras ou criando
poções e equipamentos para a mesma, fazendo quests em busca de
recompensas e experiencia, colhendo recursos pelo mapa, participando de
torneios pvp, de corrida com suas montarias, reformando a casa própria
ou a da guild, fazer criações de mascotes e montarias, mini-missões
pelo mapa para ganhar pontos de honra, combate de guilda vs guilda,
guerras facções opostas, mini-jogos com ranking, oficios com missões
para ganhar pontos na produção de itens e etc.
OBS: Nem todas as coisas colocadas acima se tem no WOW ou somente nele.

- Aumentar a variação de skills de combate: Atualmente temos as seguinte
skill que são usadas em combate (sword, axe, club, distance, shielding,
magic lvl), muitos acham elas mais que o suficiente, mas outros (como o
chato aqui) acha ele muito incompleto e “estranho”. A forma de
manipular um machado (armas de Corte e geralmente pesadas) é
completamente diferente de manipular uma lança (armas de perfuração e
geralmente leves), porém o jogo os considera como um tipo de arma só
(axe), assim como é estranho que clavas e martelos pesados são
classificados juntos de bastões leves no skill club ou grandes espadas e
minusculas adagas são igualmente swords, ou ainda mais, a forma de
atirar uma pedra/shuriken num alvo seja igual a atirar com um
arco/besta.

- Criação de ofícios (trabalhos): Em alguns jogos, fora a venda de loot
para npcs e equipamentos dropados para jogadores, existem profissões em
que o jogador pode fabriar e/ou modificar um item para vender/prestar
serviço para outro jogador para ganhar dinheiro. Normalmente equipes
basicos são vendidos em lojas de NPC’s ou dropados de criaturas
fracas/medinas, e os mais avançados são criados ou melhorados pelos próprios
jogadores. Não somente criam itens de uso definitivo (armas, armaduras,
mantos, capacetes, etc), mas também itens consumiveis (poções,
alimentos, encantos, pergaminhos, runas, etc). Com essa criação de
oficios o dinheiro tende a ficar circulando mais entre os jogadores e
menos dos montros direto para os npcs (dropo um item/dinheiro do
monstro, vendo o loot pro npc e compro runas e pots de outro npc para
caçar mais), criando uma maior interação entre os jogadores. Claro na
teoria pode soar bonito, mas eu sei que na pratica varios viciados criam
30 chars para ser de 1 oficio cada, mas é algo que se pode contornar.

- Modificar a perda de xp/skills ao morrer: Outro grande tabu do tibia é
a perda de xp ao morrer, muitos dizem que a perda tem que ser dura e
para minimiza-la tem que ser cara para não facilitar muito o tibia,
porém, muitos(assim como eu) se tornaram jogadores casuais (joga no
maximo dos maximo, 2h por dia). A CIP se tocou sobre isso e criou o
bonus de up para as 2 primeiras horas para os premmy e as bençãos mais
em conta pra diminuir a perda de exp quando morre, mas para muitos ainda
não ficou o ideal, pois em niveis mais avançados, mesmo com o bonus e
reduções de perda, o jogador casual perde em uma morte tudo que
conquistou em quase 1 semana.

Bem resumindo bem essa segunda opção que a CIP tem: Podesse criar um
novo tibia para atender a demana de jogadores não totalmente satisfeitos
com o tibia original, jogadores novos em busca de jogos leves e
simples, de jogadores velhos que se cansaram da formula ou se tornaram
jogadores casuais.

Nessa segunda idéia eu não quero que tibia acabe ou tenha seus updates
piorados ou esquecidos por causa do Tibia flash, quero apenas que a
empresa crie uma nova forma de diversão e entreterimento para uma gama
de jogadores diferentes/novos mas sem esquecer dos antigos que se
divertem no tibia original.[/COLOR]

Tibia Flash e os mistérios da CipSoft
Spoiler:
Como todos já devem saber,
futuramente a CipSoft irá lançar o Tibia Flash, que poderá ser jogado
através do navegador do seu computador (não vamos nos apegar a detalhes
técnicos). Isso tem gerado uma enorme polêmica na comunidade tibiana. O
pessoal tem se baseado nos jogos em flash que se encontram por aí para
criticar a nova versão, e realmente não existem boas referências sobre
jogos mmorpg deste gênero. Mas acredito que a Cipsoft irá mudar este
conceito.
Eu, ao contrário da maioria que se manifesta de forma negativa ao novo
client, tenho boas expectativas sobre o Tibia Flash. Tibia, no formato
que é hoje, recebeu muito conteúdo ao longo do tempo e já está
totalmente explorado. Ou seja, todos os recursos deste client ja foram
desenvolvidos pela equipe da Cipsoft (de forma simples “o atual client
já deu o que tinha que ter dado”). No entanto, as ideias continuam a
fluir e para comportar novos conteúdos Tibia precisa evoluir. Veja o que
disse Knightmare ( um dos mais antigos membros da Cipsoft e criador de
grande parte do conteúdo de Tibia):

“(...) Outros obstáculos são as restrições técnicas que temos. Quando eu
criei as tumbas de Ankrahmun, eu tinha uma cena de Indiana Jones em
mente, na qual ele fugia daquela pedra rolando. Eu queria muito inserir
algo parecido com aquilo, mas era tecnicamente impossível. No fim das
contas, eu acabei tendo que colocar as deathslicers, que era uma coisa
bem diferente da pedra rolante
(...) há muitas restrições sobre o que pode ser implementado e o que não
pode. A questão é, quanto mais você trabalha com as ferramentas, mais
você fica acostumado a essas barreiras, e mais você começa a pensar
dentro desses limites. Depois de alguma prática,
você simplesmente não tem ideias que não são possíveis. Quando você
sabe o que é possível, você aprende a lidar com tais restrições. Se você
gosta muito de uma ideia problemática, você tem de achar um jeito de
torná-la possível no espírito da ideia original tão bem quanto possível
com as ferramentas em mão. O mesmo se aplica às ideias que foram
consideradas inapropriadas para o Tibia. Você deve ser capaz de
conservá-las de algum jeito, ou então você terá de abandoná-las.” –
Knightmare

Nesse trecho, Knightmare praticamente declara que o client atual tem
muitas restrições no que diz respeito a adicionar novos conteúdos e que
muitas ideias foram adaptadas ou tiveram de ser abandonadas. Para
comportar novos conteúdos Tibia precisa evoluir. A maneira que a Cipsoft
encontrou foi o client Flash, porque financeiramente é mais viável e
porque mantém aquela velha linha de que “pode ser rodado em qualquer
computador”. Eliminando o risco de a empresa perder clientes.
Eu li em algum lugar (não consegui encontrar onde) que em um primeiro
momento o Tibia Flash será opcional. O jogador poderá optar por jogar
direto no browser ou fazer o download e jogar através do client
tradicional. Se observarmos o histórico de updates feitos pela Cipsoft
veremos que todas as mudanças do Tibia foram realizadas de forma
gradual. O que me leva a crer que assim sera com o Tibia Flash. Veja o
que disse Guido ao responder a respeito:

“...um client totalmente novo é uma grande chance de revisar a antiga
estrutura técnica de anos atrás do client atual, além da oportunidade de
melhorar a interface para o usuário. Nós vamos adicionar ou mudar
muitas e muitas pequenas coisinhas. Em breve nós vamos revelar mais
sobre isso, através de sneak peeks ou discussões nos forums.
Acima de tudo, eu quero dizer que jogar Tibia com o client em Flash
continuará sendo igual você joga no client hoje, com a diferença que vai
rodar no navegador. Não vamos transformá-lo num típico jogo de browser.
Tibia ainda será Tibia.” – Guido

A Cipsoft não vai obrigar seus clientes a jogar na versão em Flash. Se o
Tibia Flash não agradar os jogadores a empresa não vai arriscar perder
seus clientes tradicionais. O que a Cipsoft planeja é que os jogadores
migrem para o Tibia Flash de forma natural. Para isso a empresa será um
tanto conservadora no novo client, não incluindo grandes mudanças e
adicionando pequenas funcionalidades e detalhes que deixarão o jogo um
pouco melhor. Até que, aos poucos, a grande maioria dos jogadores se
convençam por si só que jogar no browser é melhor e abandonem a versão
tradicional. A partir daí acredito que virão as verdadeiras inovações
como novos conteúdos, pequenas mudanças gráficas e coisas do gênero.
Enfim, todas essas transformações em Tibia levarão muito tempo pra
acontecer. Tenho certeza que este querido jogo, pelo qual somos loucos e
já ficamos noites sem durmir só pra pegar mais um “levelzinho”, vai
evoluir de forma a divertir todos os tipos de jogadores (antigos ou
novatos). A Cipsoft com Tibia irá revolucionar o conceito que temos a
respeito dos browser games e Tibia será referência para futuros games.

“Para um futuro distante, eu tenho algo REALMENTE grande em mente, e eu
ainda estou imaginando o que será possível e o que não será. Para lhe
dar uma ideia sobre o que eu quero dizer com GRANDE, eu posso lhe dizer
que os Ruthless Seven serão apenas participantes menores... mas isso não
vai acontecer tão cedo e vai levar um bom tempo para se fazer tudo
introduzindo certos elementos, passo a passo.” – Knightmare


Flash Client: [Combat Controls, Chat Console]
Spoiler:
COMBAT CONTROLS
Esse é o novo controle de combate do Flash Client, que pode ser aberto clicando sobre o ícone identificado pelo x na imagem abaixo.



Combat Controls no Flash Client.
As mudanças:


  • Além do novo visual, não existirá um botão de Stand While Fighting (parado enquanto luta) e um de Chase Opponent
    (perseguir oponente) separadamente. Ao invés disso, um único botão
    alternará entre as duas funções. À direita desse botão, temos um novo
    que serve para montar (Mount) e desmontar. Já aquela imagem da espada no canto direito substitui o atual Stop , que para imediatamente qualquer ação que o seu personagem esteja fazendo. Ambos botões de mount e stop podem ser utilizados usando hotkeys à sua escolha.
  • O motivo do botão para montar, segundo [player]Skyrr[/player], é que hotkeys
    são usadas na maioria das vezes por jogadores já experientes. Jogadores
    inexperientes preferem ter um botão para isso, alguns podem inclusive
    notar a partir desse botão que existem montarias.

CHAT CONSOLE
Aqui está o novo Chat Console do Flash Client.


Mudanças:


  • Para abrir novos canais, você pode clicar na clássica pastinha de Open new channel (abrir novo canal) ou apertar a combinação Ctrl+Z (não mais Ctrl+O) - é possível alterar essa hotkey.



A janela para abrir novos canais.
Novidades:


  • Será possível abrir dois canais de
    conversa. Porém, você só pode observar o segundo canal, não mandar
    mensagens. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito sobre a
    guia do canal que deseja abrir em visão secundária e clicar na opção Open in secondary view (abrir em modo secundário).


    Click here to view the original image of 645x146px.
  • É possível desligar o Chat Console clicando sobre o botão Chat On
    (chat ligado). Fazendo isso, não será possível digitar mensagens e
    portanto você poderá usar quase todas as teclas do teclado como hotkeys (e até andar com WASD).
  • O botão escrito Set 1 serve para indicar qual set de hotkeys você está usando. Você pode, por exemplo, colocar hotkeys para seu sorcerer no Set 1 e do seu knight no Set 2. Vocês entenderão melhor isso num tópico sobre hotkeys. Simplesmente clicando sobre esse botão você muda de um set para outro. E com a tecla shift pressionada você volta para o set anterior. Também é possível fazer isso usando hotkeys. Por padrão, Ctrl+, (control + vírgula) avança para o próximo hotkey set e Ctrl+. (control + ponto) volta para o set anterior. É possível definir até 8 sets de hotkeys.
  • Quando você abrir um canal privado (guild channel, party channel,
    etc.) será possível ver no canto direito as pessoas que estão com ele
    aberto e também as pessoas que podem abrí-lo mas estão com ele fechado.

  • Nas opções do jogo, será possível alterar as cores das mensagens para ficarem a seu gosto.
  • No Server Log,
    novas informações vão aparecer: quanto de experiência você ganhou,
    quanto você se curou ou te curaram usando uma magia/poção de
    recuperação, etc. - também mostrará essas informações a respeito de
    outros jogadores/criaturas que estiverem na sua tela.

Algumas reclamações e sugestões:


Quando você está com um certo canal aberto e recebe mensagem em outro,
só aparece um círculo ao redor do guia do canal (veja a primeira imagem)
e muitos reclamaram que não é algo que dá pra ser percebido facilmente.
Alguns disseram que se piscasse, como no atual client, seria
melhor. Também houveram reclamações de jogadores dizendo que não existe
uma diferença visível entre a atual guia que está aberta e as outras,
então você pode não saber realmente em qual janela você está digitando.
A fonte é muito pequena, comparado a outras coisas do client. Deveria ser maior.
Deveria poder escolher uma hotkey para desligar/ligar o Chat - Atualmente você pode usar apenas Shift+Esc para isso.
Deveria ser possível escrever no segundo canal aberto, não apenas observá-lo.
A cor das mensagens que você envia aos NPCs aparece na cor rosa na
janela. Muitos jogadores reclamaram disso e de que não dá para alterar
essa cor em especial - É possível alterar a cor de várias mensagens
exceto essa.


[Flash Client] Select Outfit, Character Profile, Battle List

Spoiler:
SELECT OUTFIT
Esse é a nova janela para seleção de outfits do Flash Client, que pode ser aberta da mesma forma como no client atual ou definindo uma hotkey para isso (Ctrl+U é o padrão).



Select Outfit Dialogue no Flash Client.
Ajuste que a CipSoft vai examinar cuidadosamente e fazer o melhor para aperfeiçoar


Centralizar a imagem.

Propostas que serão levadas em consideração


Rotate View - Opção de poder girar o personagem na janela.
Mounted View - Adicionar uma opção para mostrar o personagem em cima da montaria.


Outras sugestões não comentadas


Diminuir a densidade de pixels para melhorar a qualidade da imagem.

CHARACTER PROFILE
Abaixo está a janela Character Profile (Perfil do Personagem), que pode ser aberta nas opções do General Controls (Controles Gerais) ou definindo uma hotkey para isso (Ctrl+Y é o padrão).



Click here to view the original image of 517x512px.



O x vermelho indica o botão para abrir o General Controls.

Em substituição a atual janela de skill (não terá mais como abrí-la), o Flash Client trará o Character Profile. Além do que já era mostrado no antigo client, ele mostrará a velocidade (speed) e o tempo até que o estômago do personagem fique vazio (food).
Onde você está vendo 107/102, por exemplo, significa que o distance fighting é 102, mas os itens que o personagem está usando deixam ele com +5 de distance fighting.


Propostas que serão levadas em consideração


Em vez de de 100/95, exibir 95 +5 em todas as estatísticas que podem ser alteradas por magias ou itens.
Em vez de 6666666 (ver experiência na imagem), exibir 6 666 666 ou 6.666.666

Coisas que são improváveis de serem feitas


Também mostrar mounts e outfits.
Janela de skill na sidebar (como no antigo client)
Permitir copiar & colar daquela janela - Segundo
[player]Craban[/player], essa impossibilidade tem algo a ver com como
esses diálogos funcionam e que eles adicionarão barras de progresso lá,
então copiar e colar produziria resultados estranhos.

BATTLE LIST
Abaixo o novo Battle List do Flash Client, que pode ser aberto clicando no ícone ao lado do x na imagem abaixo.



Novo Battle List no Flash Client.
Os cinco ícones da battle list permitem, por ordem:

Hide Players (ocultar jogadores)
Hide NPCs (ocultar NPCs)
Hide Monsters (ocultar monstros)
Hide Non-Skulled Players (ocultar jogadores sem skull)
Hide Party Members (ocultar membros da party)



Legal esse filtro né? Além disso, clicando com o botão direito na battle
list você pode definir a ordem de personagens/criaturas (ascendente ou
decrescente) por

Age (tempo que o personagem/criatura está na sua tela)
Distance (distância do personagem/criatura)
Hitpoints (quantidade de vida que o personagem/criatura tem)
Name (nome do personagem/criatura)

Uma coisa que a galera vai gostar, é que vai dar pra atacar criaturas/jogadores usando hotkeys, estando a battle list aberta ou não. Razz

As seguintes sugestões foram notadas pela CipSoft


Opções de filtro mais detalhadas.
Ocultar summons.
Os botões deveriam mostrar melhor se eles estão ativos ou não - Atualmente é bem difícil saber mesmo.
Os botões devem receber cores de tal forma que eles se diferenciem.


[Flash Client] Minimap, Trade com NPCs, VIP List

Spoiler:


MINIMAP

Esse é o novo Minimap do Flash Client, que pode ser aberto clicando sobre o ícone que tem um x ao lado.



Minimap no Flash Client.

O minimap apesar de ter recebido um novo visual, possui as mesmas funções de antes:
1- Movê-lo para a esquerda
2- Movê-lo para cima
3- Subir ou descer uma camada
4- Aproximar ou afastá-lo
Será possível importar mapas do antigo client, apesar dessa opção ainda estar em desenvolvimento.
Todos os botões do minimap podem ser acessados por hotkeys, caso deseje (é opção sua).
Os mapas, assim como as hotkeys e outras opções do client serão armazenados no chamado Flash cookie, que é salvo localmente no seu disco rígido. Excluir os cookies do navegador não terá efeito sobre isso. Os dados só serão perdidos se você excluir o Flash cookie (formatando o seu HD ou o deletando manualmente).

As seguintes sugestões foram notadas pela CipSoft

Permitir "trancar" a janela do minimap - Segundo um jogador de Calmera, seria útil se tivéssemos a possibilidade de trancar as janelas em um local. Trancar o minimap
no topo do canto direito simplesmente clicando em um botão seria útil,
segundo ele (parecido com a barra de tarefas do Windows XP). Isso faria
com que o minimap não pudesse ser fechado ou movido até o bloqueio ser removido.
Permitir desabilitar os controles para tornar o minimap maior - Os controles são realmente muito grandes se comparados ao tamanho do minimap, e muitos jogadores reclamaram disso.
O minimap fica meio "borrado" quando está com o zoom diminuído ao máximo.
Uma janela com um mapa grande do Tibia para não ter a necessidade de abrir e olhar em fansites.


TRADE COM NPCs
Abaixo estão as novas janelas de Trade com NPCs:



Personagem realizando trade com a NPC Romella, em Venore.

1 - Clicando aqui você altera a disposição dos itens, conforme as imagens acima.


Visual novo aprovado pela maioria que testou. Quando você clica sobre o
item, lá embaixo aparecerá o preço e o peso, conforme o número de
unidades que quiser comprar. Mesma coisa para a opção de venda (Sell) - Igual ao atual client.
Na opção de compra (Buy), apertando o botão direito você pode ordená-los por nome ou peso. Na opção de venda (Sell) você pode ordená-los por preço ou peso. Outras funções como "buy with backpack" e "ignore capacity" do antigo client também permanecem.

Ajustes que serão feitos:


Na opção de venda, exibir os itens que você realmente pode vender (tem na backpack) no topo - Atualmente isso não acontece.
Na opção de venda, quando você clicar sobre um item, definir a
quantidade de unidades padrão para a quantidade máxima daquele item que
você tem na sua backpack - Já é assim no atual client, mas no Flash
ainda não.
Adicionar uma informação quando colocar o mouse sobre o número 1 (ver
imagem acima) de que aquela opção serve para alterar o modo de exibição.

Propostas que serão levadas em consideração


Uma função de "vender tudo" (sell all), se possível.
Botões para alterar a ordenação, ao invés de ter que fazer isso no context menu (clicando com o botão direito).
Alterar a quantidade de itens pelo botão de rolagem do mouse - atualmente só é possível clicando.

Coisas que são improváveis de serem feitas


Um mecanismo para bloquear itens, para que eles não sejam vendidos por acidente, por exemplo.
Uma terceira opção de exibição sem ícones (como no antigo client)

VIP LIST
Esse é a nova VIP List do Flash Client, que pode ser aberto clicando sobre o ícone que tem uma "pessoa" em miniatura, conforme a imagem abaixo.



A VIP List também não sofreu modificações quanto as suas funções.
Foi considerada a possibilidade de aumentar o limite dela para mais de
100 pessoas, mas a CipSoft decidiu manter assim por enquanto.
A única real mudança foi que agora a descrição que você coloca para um amigo da VIP List aparece quando você deixa o mouse em cima do nome do personagem, conforme as imagens abaixo.





Ajuste que a CipSoft vai examinar cuidadosamente e fazer o melhor para aperfeiçoar


Quando for adicionar um novo nome à lista, o cursor deveria estar
automaticamente no campo de texto - Atualmente, é necessário clicar para
poder digitar o nome do personagem que deseja adicionar na lista.



Demonstração do ponto acima.

Coisas que são improváveis de serem feitas

Grupos personalizados na VIP List - Muita gente sempre quis poder
criar grupos personalizados para colocar os membros da guilda, os
inimigos, os parceiros de caça, etc. Isso não será feito para o
lançamento do Flash Client, mas nada impede que seja um recurso futuro.


[Flash Client] Inventário e containers


Spoiler:
Esse é o novo inventário do Flash Client, que pode ser aberto clicando sobre o ícone que tem um x ao lado.



Inventário no Flash Client.
Algumas mudanças:

Como pode-se inferir pela imagem, só será possível equipar escudos do
lado direito e armamento do lado esquerdo. Bom, antes que alguns
reclamem, a ideia é fazer com que o inventário funcione mais pela regra
de que cada slot é para um tipo de equipamento. Até o momento,
segundo [player]Guido[/player], isso era inconsistente e exceções sempre
causam problemas a longo prazo, além do antigo não ser muito intuitivo
para novos jogadores. Outra questão é que agora será possível
equipar/desequipar itens usando hotkeys ou a auction bar, e com essa mudança evita-se que hotkeys para equipar armas e escudos se colidam. Um jogador de Antica
disse isso, e acrescentou que pode levar algum tempo para as pessoas se
acostumarem, e algumas certamente reclamarão, mas não vai durar pra
sempre.



Imagem da auction bar e a opção para equipar o item assim que clicar sobre ele.


O slot de munição (flecha) poderá ser usado apenas para colocar
munição propriamente dita e itens que fornecem luz! Não será mais
permitido colocar bolsas, comida, etc. Muitos podem reclamar
simplesmente porque colacavam itens ali para quando morressem sem
benções não os perderem. [player]Guido[/player] disse que entende esse
ponto, "mas honestamente essa não era a intenção quando introduzimos o
ammo slot algum tempo atrás. Era realmente para munições, e não para
salvar itens quando morremos. Veja isso como uma pequena correção
."
Alguns disseram que esse slot para magos é praticamente inútil, e [player]Guido[/player], sem prometer nada, disse que um dia talvez haja um slot desse tipo específico para cada vocação. Criatividades são bem vindas no proposal board.
Você poderá facilmente trocar equipamentos ou (re)colocar munição, anéis e amuletos usando hotkeys. Você saberá como fazer isso em um futuro tópico sobre hotkeys. Não é necessário manter a janela do inventário aberto para realizar essas mudanças tampouco para abrir a backpack principal. Isso mesmo, você poderá definir uma hotkey para abrir sua backpack principal, e mesmo com o inventário fechado.
Soul Points
não são mais exibidas no inventário. Elas serão mostradas no perfil do
personagem, que poderá ser aberto apertando a combinação Ctrl+Y, conforme essa imagem. Houveram reclamações, mas de acordo com [player]Guido[/player], já que a quantidade de soul point
disponível não precisa ser visível a todo momento enquanto se joga
(apenas quando se cria itens/runas com magias), essa informação foi
movida para o perfil do personagem. O battle foi movido para uma nova barra.
Os "recipientes" (backpacks, bags, tudo que pode ter itens dentro) não tiveram grandes mudanças. Mas para quem tem monitor widescreen haverá um ícone que permite definir onde os novos containers vão abrir, conforme essa imagem, por exemplo quando você abre um cadáver de uma criatura. Esse ícone é identificado pelo x na imagem abaixo.




[News] Mais imagens do Tibia Flash Client
Spoiler:

Usando o novo Flash client você também será capaz de decidir se,
onde e em que cor você quer que a maioria das mensagens sejam exibidas. É
enfatizado novamente que você pode atribuir teclas de atalho em
qualquer lugar no seu teclado, andar com WASD, definir conjuntos de hotkey diferente e muito mais. Sinta-se livre para personalizar o client de acordo com as suas necessidades. Isso é o que faz com que o Tibia Flash Client seja tão poderoso.

Quando observar as imagens abaixo, você notará que não precisa aproveitar todo o potencial do Flash client, se assim não o quiser. Você pode simplesmente jogar Tibia do jeito que já faz hoje, dispensando as opções padrão do client. Seu client então lhe trará ao menos um maior conforto visual.



Click here to view the original image of 550x392px.

Flash parecido com o client atual
Clique para ampliar

Mas se você quiser dar uma variada, um aspecto diferente ao seu jogo
pode moldá-lo ao seu gosto. Expanda suas barras laterais e barras de
ação e mande ver!



Click here to view the original image of 550x392px.

Demonstração das possibilidades de customização
Clique para ampliar

Flash Client - Os benefícios

Spoiler:
]Com o Cliente Flash do Tibia veio muitas
especulações, algumas delas lindas e outras criticando aquilo que
ninguém sabe como vai ser. Não sou nenhum fã do trabalho da Cipsoft, mas
admiro a mesma como empresa, pois sempre trás idéias novas, mesmo que
essa por vezes facilite o jogo na visão de algumas pessoas ou apenas
deixe mais emocionante o rolepaying game.

Dessa forma, o cliente Flash também é uma das brilhantes idéias da
Cipsoft, mas antes de qualquer coisa, vamos deixar o medo do novo de
lado e vamos entender os benefícios que o cliente em Flash trará.

Maior compatibilidade com sistemas operacionais.

Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas ficam no sistema
operacional Windows apenas por um jogo, muitos até chegam a migrar para
ambiente Linux ou Apple, porém logo desistem ao se depararem que terão
que deixar seus joguinhos de lado por causa do sistema operacional.

Com os recentes banimentos, mesmo que nos últimos, o índice tenha sido
menor de jogadores, a Cipsoft sentiu o que é ficar entre a cruz e a
espada, muitos jogadores de nível alto foram deletados e com eles as
Premium times diminuíram, era de se esperar algo assim, mas o impacto
foi assombroso e a Cipsoft pensou que com isso iria atrair mais
jogadores e o efeito foi ao contrário, hoje vemos muitos mundos vazios
ou com capacidade normal, segundo as categorias do site.

Pensando nisso, a Cipsoft resolveu mudar o conceito, em vez de Banir,
como vamos atrair mais jogadores, o primeiro obstáculo foi como atrair
todos os usuários de sistemas operacionais diversos. A primeira
linguagem de programação que pensaram foi Java, isso é fato, pois como
todos sabem o cliente TibiaME é desenvolvido nessa linguagem, mas ainda
assim existem limitações no Java em relação a interface que para o que a
Cipsoft deseja o Java seria insuficiente. Outro ponto na escolha do
Flash foi que o Java a cada atualização sofre alguns Bugs o que poderiam
gerar falhas e automaticamente abuso das mesmas pelos players.

Sendo assim, eles partiram para o Flash, apesar de ter os Bugs que a
Adobe soluciona as pressas algumas vezes, o Flash tem uma interface
gráfica mais rica e atrairia os olhos de novos jogadores que é o
objetivo da Cipsoft, outro ponto é que ao rodar o mesmo diretamente pelo
browser exclui o fator instalação, o que pode atrair os olhares de
jogadores que adoram o que hoje é conceito no mundo inteiro, o Cloud
Computing.

Dessa forma, o cliente Flash vem para romper as barreiras dos sistemas
operacionais, com a idéia de que não importa em que plataforma você
esteja, tendo um browser com suporte a flash, você poderá jogar tíbia.

Diminuição dos Botters

O segundo ponto em que podemos chamar o cliente em Flash de
revolucionário e que desenvolver Macros para ambientes em browser é mais
difícil, o motivo disso é que hoje estão presentes no mercado formas de
criptografia de dados extremamente difíceis de serem quebradas, umas
das mais conhecidas é o protocolo de segurança SSL, onde a velocidade de
transmissão de dados com segurança é o mais importante, dessa forma,
qualquer macro que tente ser rodado com o cliente em Flash, pode ser
captado por pequenos recursos e automaticamente bloquear o acesso ao
jogo, ou mesmo banir o jogador se detectado tal problema.

Dessa forma, os jogadores e até mesmo as equipes vão ter mais cuidado e
trabalho caso queiram burlar esse cliente, afinal dependendo da política
adotada pela Cipsoft, muitos jogadores poderão ter suas contas
deletadas apenas por tentar entrar com uso de Macro para browser.

OBS: Já existem macros para jogos em flash espelhados pelo mundo, porém
são os mais fáceis de detecção, pois a cada registro en***** é possível
analisar sua origem, se caso a mesma seja diagnosticada como um robô ou
macro, o jogador é desligado do jogo e tem sua conta deletada.

Uma nova visão

O que muitos jogadores reclamam é o Tibia tem jogabilidade, mas o
gráfico é um lixo! O cliente em Flash, como muitos já devem imaginar
trará muitos recursos gráficos inovadores, que até o presente momento é
limitado no cliente em C++ usado hoje.

Efeitos climáticos serão novidades, como andar em Svargrond e sentir o
vento gelado aparecer na tela, andar pelo deserto de Ankrahmun e ser o
calor embaçar os seus olhos, caçar pelo clima árido de Zao e sentir uma
chuva cair repentinamente sobre sua cabeça para te refrescar enquanto
caça. Tudo será uma novidade, mas para a melhor.

Muitos players não saem do papai e mamãe nunca, toda novidade é uma ofensa aos seus sensíveis olhos, abram a mente.

Imagine uma magia de área onde efeito de devastação é mais detalhado. Um
poder de uma runa que ao acertar tem um dano com um desenho melhor,
caminhar e ver relevos no nosso e sentir a dificuldade se subir uma
escada e não apenas parecer um salto como acontece hoje.

O cliente em flash veio para deixar os olhos dos jogadores brilhando a
cada golpe, a casa movimento, a cada descoberta no mapa a cada efeito
climático, o novo cliente irá eliminar as restrições de interface que
temos hoje.

O Carregamento

O maior medo dos jogadores é sobre a demora existente em vários jogos em
flash na Web, muitas vezes chega a demorar 10 minutos para você
conseguir jogar, no Brasil ainda é uma novidade a Banda Larga, por
incrível que possa parecer muitas pessoas dependem de internet discada
para se ligar ao mundo da internet, mas a Cipsoft é competente, e como
programador posso dizer que o carregamento dos dados não será nenhum
obstáculo.

Existem modos fáceis de lidar com informações diversas, um exemplo é o
uso de Cookies, pequenos arquivo que armazenam dados que não influencia
na segurança o jogo, como mapa e qualquer informação que não coloque em
risco os dados do jogador.

Para dados que necessite de segurança, o uso de sessões é a idéia mais
adequada, dados que são utilizados com freqüência no jogo, são
carregados durante a inicialização e ficam armazenada de forma
criptografada no servidor, assim não a necessidade de múltiplas
requisições e respostas para o mesmo tipo de dado, apenas informações
que sofrem variações constantes serão carregadas e isso em arquivos
pequenos, evitando legs.

Qual será a data?

Um jogo em flash demora muito a ser desenvolvido, a Cipsoft deve ter um
equipe trabalhando apenas nessa parte, pois existem atualizações para o
cliente atual que necessitam de atenção e cuidados para não deixar os
jogadores mais frustrados com o jogo.

Dessa forma, não é necessário especular datas, o ideal é que no final de
2011 o cliente saia em versão de testes e provavelmente durante uns 04
updates o cliente normal seja mantido, por questão de segurança e
adaptabilidade.

Outro ponto é que durante esse período a Cipsoft, pode querer receber
informações de jogadores de possíveis melhoras no jogo e isso pode ser
incluído no cliente em Flash. Lembrando que como foi dito, o cliente em
flash necessitará de uma configuração levemente superior a que o Tibia
exige hoje, dessa forma o tempo que existe durante o updates é um modo
de esperar que os jogadores possam fazer upgrades em suas máquinas para
continuar jogando.

Concluindo

Vamos deixar as manias de criticas de Jogo que já vemos em todos os
fóruns, seja por causa do gráfico, da jogabilidade, do Power abuser de
alguns jogadores.

Devemos esperar ansiosos por esse novo cliente, quem sabe não reapareça
lendas ao ver que o tíbia ganhou novos atributos roleplaying e uma nova
interface, o tíbia é um jogo em evolução, cada jogador pode fazer a
diferença, postar em fóruns, ler os artigos e não apenas criticar, saber
esperar e ver no que a mudança pode oferecer de benefícios.

Jamais julgue um livro pela capa, o conteúdo é o mais importante e é aquilo que você vai levar para a vida.

Posso dizer que hoje como analista de sistema coloco em prática muita coisa que vi no tíbia, como saber em que data fazer atualizações, o conceito de patch e atualizações grandes.
Como trabalhar em equipe, desenvolver o inglês, desenvolver sites mais atraentes, como atrair o público.

Se os jogadores pararem para pensar em tudo o que aprender, irão ver que
tíbia é um vicio que para alguns serve de crescimento, mas não deixe de
sair de casa para ficar jogando, isso é feio menino (a).
Rsrsrsrs.


O Lil' Flashy está se vestindo
[spoiler]Boas novas: um mês após ter anunciado que
o Lil' Flashy ficaria de molho por mais algum tempo até que estivesse
realmente bom para um teste público (open beta), a CipSoft lança uma
"notícia-status" do seu desenvolvimento. Continue lendo:

Segundo os CMs, todos os pontos trazidos pelo feedback dos testadores
durante o closed beta foram anotados, categorizados e colocados em ordem
de prioridade. Isso ajudou os desenvolvedores a identificar as áreas
que mais precisam de melhorias. Veja o que já conseguiram:

Além de melhorar a performance geral do Flash Client, eles
melhoraram consideravelmente o lag causado por movimentos do mouse.
Resolveram vários problemas com o pathfinding (o sistema de "guia" o
seu personagem quando você clica no mapa) além de corrigirem outros 20
problemas técnicos.
Eles também utilizaram o feedback para polir a visualização das abas dos chats.

Atualmente, o Flash Client está sendo otimizado para diferentes
navegadores e configurações de teclado. Ao mesmo tempo, o artista
gráfico deles se armou com pincel e paleta para enfrentar os desafios de
criar um belo plano de fundo para a tela de carregamento do Lil'
Flashy. Confiram uma "palhinha":


Respeito Respeito :
100 / 100100 / 100


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