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Mensagem por Barbosa Sex Nov 30 2012, 21:38

Call of Duty: Black Ops II BO2_topo

Os games de tiro mudaram muito desde a chegada de Call of Duty: Black Ops em 2010. Em apenas 24h de seu lançamento o game já havia vendido mais de 5,6 milhões de cópias apenas no mercado americano e britânico ultrapassando o lançamento anterior da linha, Modern Warfare 2. O motivo para tanto sucesso foi o simples fato do game vir em um pacote completo. Depois de terminar o modo campanha cuja história seguia através de flashes da memória de um militar especializado em missões ultra-secretas, que levou jogadores a diversos momentos históricos, havia um excelente multiplayer e um modo zumbi inusitado que garantiu uma enorme sobrevida ao jogo.

Foi este sucesso que fez Call of Duty: Black Ops 2 ser esperado por muitos jogadores ao redor do planeta, mas quando foi finalmente anunciado em abril, a primeira impressão não foi das melhores. Ao saber que o game se passaria no futuro muitos fãs cogitaram que carros voadores, naves espaciais e raios laser iriam estragar a serie, já que o primeiro game tinha a guerra do Vietnã, Rússia e Cuba durante a Guerra Fria como pano de fundo.

Na verdade, a Treyarch resolveu dar uma guinada na história tomando como base um futuro próximo, como revelado pelo diretor de desenvolvimento do game, Jay Puryear, na entrevista que deu para o Game TV em junho de 2012. "...se você pensar que todos os títulos de Call of Duty são feitos com pé no chão, com autenticidade e realidade plausível, saiba que o que você viu foi baseado em tecnologia disponível hoje. Nós não fizemos ninguém se teleportar ou sair por aí pulando no espaço, a franquia sempre foi feita com base no que existe. Pesquisamos a tecnologia de hoje e a projetamos 15 anos no futuro para saber como nossas tropas a estariam utilizando nesta época" revelou.

Call of Duty: Black Ops II BO2_Campanha

O game foi inteiro projetado com tecnologias que estão sendo desenvolvidas enquanto você lê este texto, tentando imaginar como estarão daqui a 15 anos. Talvez os armamentos mais avançados atualmente sejam os VANTs que é a sigla para Veículos Aéreos Não Tripulados chamados também de drones. Alguns aviões VANT são utilizados atualmente para monitoramento e espionagem, mas podem ser carregados com mísseis e bombas. Ao lado desta tecnologia está a robótica que também foi aliada ao armamento militar. Essa ideia de tecnologia avançada também foi aplicada aos soldados com novas granadas, scopes e coletes.

Tentar prever o futuro não é algo exclusivo dos videogames, basta pegar qualquer conto de Phillip K. Dick para perceber que muito do que o autor criou na década de 1970 em suas obras de ficção científica existe hoje. Por isso tomando como base esta realidade próxima e previsível, talvez a ideia dos produtores da Treyarch não tenha sido tão equivocada.

A história de Black Ops 2 vai por missões que mostram as memórias do sargento Frank Woods, que em 2025 já é bem velho e vive em um asilo, com as de David Mason e sua equipe. David é filho de Alex Mason, o protagonista do primeiro game, e precisa deter o terrorista Raul Menendez que declarou guerra as grandes potências mundiais através de sua organização a Cordis Die.

Enquanto Frank conta a David como conheceu Raul durante a Guerra Fria, e cumprimos suas missões no passado, David tenta prever o próximo passo do vilão em 2025.

Call of Duty: Black Ops II BO2_menedez

Entre fases no passado e no futuro é possível ainda decidir o rumo da história em certos momentos chave do jogo. Para isso um novo gameplay foi incorporado jogo, os chamados de Força de Ataque (Strike Force), que nada mais são do que fases de estratégia onde o jogador controla diversos soldados, aeronaves e robôs para cumprir missões. Os comandos são básicos para definir a sua estratégia de ataque em todos os elementos, e apesar de poder entrar na pele de cada soldado e máquina individualmente, as vezes cumprir uma dessas missões pode ser um grande desafio.

Cumprir as fases da Força de Ataque na campanha significa mudar o rumo do jogo, e cada escolha gera uma consequência que altera o final gerando mais conteúdo a campanha. Jogando apenas uma vez é possível terminar o jogo em cerca de 8 horas, mas saber que há outros finais fazem o jogador querer revisitar o modo mais de uma vez.

Graficamente falando, o visual não sofreu muitas alterações, o game apesar de futurista tem o mesmo estilo do primeiro Black Ops. A ação, o tiroteio e as reviravoltas no enredo também são parecidos. Os produtores não quiseram mexer no "time que está ganhando", mas ao mesmo tempo quiseram dar um ar de multiplayer ao modo história adicionando uma tabela que mostra o número de pontos de outros jogadores e a possibilidade de personalizar suas armas antes de entrar em cada missão. Depois de terminar o game uma vez é possível até mesmo usar as armas futuristas no passado.

Talvez a única crítica ao roteiro desenvolvido em Black Ops 2 seja o fato de não haver uma ligação muito plausível e completa entre o primeiro e o segundo jogo.

Call of Duty: Black Ops II BO2_Multiplayer

Multiplayer ou multijogador

Jogar online é uma das características fundamentais de Call of Duty e a Treyarch conseguiu mais uma vez mudar a estrutura do game dando mais liberdade ao jogador. Agora é possível mexer livremente nas características de seu armamento. Em Black Ops, o jogador tinha a possibilidade de obter novas armas e acoplar acessórios conforme subia de posição, mas de forma limitada. Ele sempre entrava em campo com uma arma primária, outra secundária, algumas granadas e perks (ataques).

Neste novo modo de personalização de Black Ops 2 o jogador tem 10 pontos para usar da maneira que quiser e alguns tokens que liberam novos itens ao subir de nível. Se você quiser entrar em campo com uma faca e um monte de granadas ou então com dois machados ou dois lança-mísseis é possível. Fica a seu critério decidir de que maneira prefere distribuir seu armamento.

Além disso, o famoso Kill Streak, ataques que podiam ser liberados através do número de baixas do jogador foram trocados por Score Streak e são liberados a partir do número de pontos.

Os modos de jogo clássicos estão de volta, Kill Confirmed (Baixa Confirmada), Deathmatch (Mata-Mata) e Capture the Flag (Capture a Bandeira), mas com uma adição interessante: o Hardpoint, onde você batalha para manter um ponto específico do mapa.

Além disso também é possível jogar com mais de dois times por vez, ou seja, é possível criar um jogo, por exemplo, com quatro times de três integrantes.

Para os soldados de primeira viagem no mundo de Call of Duty, há em Black Ops 2 um modo de treino onde o jogador pode explorar as fases jogando contra o computador antes de entrar online. Neste modo também é possível ganhar pontos de experiência, mas sempre a metade do que você ganharia jogando na rede. A ideia é sempre estimula-lo a ir para a aventura online.

Para os jogadores experientes há um modo League (Liga) que permite formar times com amigos para disputar com outras pessoas em modos onde as armas já estão todas abertas desde o começo. Você joga algumas partidas e o computador escolhe um nível para o seu time. Jogando com outros times, é possível ser ranqueado e subir até alcançar a elite de jogadores.

Finalizando o modo multiplayer, além de editar vídeos de seus jogos agora você também pode narrar as batalhas através de um streaming que deixa o game ainda mais próximo de um e-sport, para isso basta associar sua conta no Youtube ao Black Ops 2. O único problema é que a opção está disponível apenas para o modo League.

Call of Duty: Black Ops II BO2_zumbi

Ataque dos zumbis malditos

Você se lembra como o modo zumbi do primeiro Black Ops era curto? Pois bem, a Treyarch resolveu aumentar o modo incluindo uma historinha bizarra e mais fases, mas este sempre foi um modo para se jogar online. Jogar sozinho tira quase 80% da diversão que você teria jogando em grupo.

O gameplay continua simples, durante as fases você aniquila hordas de zumbis e sobe em um ônibus enquanto viaja de uma parte da cidade para outra. Além do modo Survival, onde você e outros jogadores , como o nome diz, precisam "sobreviver" ainda existe um outro modo chamado Grief, onde dois times competem para saber quem fica mais tempo no jogo. Em Grief não é possível atacar os adversários, mas é possível desnortea-los para impedi-los de reviver os companheiros.

Call of Duty: Black Ops II BO2_StrikeForce

Frank Woods falando português

Uma das grandes novidades de Black Ops 2 é o fato do game estar adaptado para o português. Os modos de jogo e as explicações estão todos traduzidos e o jogo dublado. Até aí tudo bem.

A principio você tende a torcer o nariz para o Black Ops tupiniquim, mas se acostuma conforme o tempo passa. No entanto, um dos problemas claros na versão brasileira é a falta de legendas, de sincronia e de algumas falas, como se por um erro elas tivessem sido puladas, no modo campanha. De modo geral a qualidade do material dublado está boa tendo em vista que os dubladores fizeram tudo sem ter nenhuma referência de imagens e nem vídeo do gameplay.

Os problemas vistos no modo campanha são minimizados no multiplayer e no modo zumbi. De qualquer maneira acostume-se com frases como: "Máquina de Morte inimiga girando" ou "Cesta básica a caminho".

Na versão para Playstation 3 ao mudar o idioma do console é possível jogar em inglês com legendas neste idioma, o que não é possível na versão para Xbox 360 e nem PC. Assim, se você quiser o som original só lhe resta o console da Sony.
Ao mesmo tempo em que a versão para PS3 é a única com os dois idiomas, o console foi o que mostrou mais problemas com bugs que ainda estão sendo corrigidos pela Treyarch. No meu console tive que desligar o videogame da tomada umas três vezes porque a tela simplesmente congelava em certos locais.

Apesar destes problemas no processo de localização e dos bugs que estão sendo corrigidos, Call of Duty: Black Ops 2 foi um trabalho competente da Treyarch que fez questão de enche-lo de conteúdo.

Ah, e fique ligado ao final do game. Depois dos créditos tem uma surpresinha com a banda Avenged Sevenfold.

Call of Duty: Black Ops II
Avaliado no: Disponível também para:
9.0

Ótimo

Lançamento: 13/11/12
Produtora: Treyarch
Distribuidora: Activision
Jogadores: 1 - 8
Gênero: FPS

Site oficial do jogo
DO QUE GOSTAMOS

História com vários desobramentos e finaisMultiplayer com mais liberdade de personalizaçãoDublado em portuguêsMuito mais conteúdo
DO QUE NÃO GOSTAMOS

Não tem legendas na dublagemNão há opção de áudio originalBugs mais problemáticos na versão de PS3
Barbosa
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Fundador
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